quinta-feira, julho 22, 2004

Por que o mal?

Na comunidade dos católicos no orkut, um cara abriu esse tópico --que a muito acho fascinante-- para discussão pública . Por que existe o mal?

Gostaria de saber de você o que acha disso. Existe um por que? e se existe qual é?

Transcrevo a seguir o que eu postei com o título Um grande bem, uma grande responsabilidade para contribuir com debate do orkut.


É possível amar se não há liberdade? Não, não é mesmo?

Amar é escolher livremente querer o Bem de alguém. É preciso ser perfeitamente livre para, ao se conhecer uma pessoa (ou A Pessoa), escolher amá-la ou não, pois, se fosse automático não seria amor.

Deus criou seres livres.A liberdade é um grande privilégio, no entanto, carrega consigo uma grande responsabilidade por que não há decisões neutras: ou vc se afasta ou vc se aproxima de Deus.

O ser humano é limitado (só Deus é ilimitado) tem a razão limitada, dessa forma, muitas vezes por um apego perverso as coisas da terra, escolhe uma ilusão de bem no lugar do Verdadeiro Bem. Essa escolha tem consequências para quem a toma a decisão e para todos os outros, ou seja, há propagação do mal.

Mas a pergunta era por que Deus permite, por que não nos impede de errar? Justamente por que Ele estaria nos privando do grande privilégio de amar (nos tornaria menos meritórios de sermos amados também), pois anularia nossa liberdade.

Em uma escala menor, imaginemos um pai e seu filho. O pai em um determinado momento poderia ter escolhido nunca ter trazido o filho ao mundo por saber que esse mesmo filho tem a possibilidade de nunca amá-lo, virar um drogado ou coisa do gênero, no entanto, ele por amor ESPERA sempre o melhor de seu filho e além de trazê-lo ao mundo, o cria com muito amor.

Se esse mesmo pai pudesse e impedisse qualquer erro de seu filho ele estaria privando o pequeno de sua liberdade.

Acho que estou ficando um pouco confuso aqui e vou terminando...

O Pai celestial sabe Tudo, e sabe, antes de nos trazer à existência, que podemos, em nossa liberdade, escolher não amá-Lo e até odiá-Lo, mesmo assim, ele, por que nos Ama infinitamente exatamente pelo que somos, na Liberdade dEle, escolhe nos trazer à existência.

Graças a Deus!

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home

Listed on Blogwise