quarta-feira, agosto 11, 2004

O homem imagem de Deus Amor



"Deus criou o homem à sua imagem e semelhança: chamando-o à existência por amor, chamou-o ao mesmo tempo ao amor.

Deus é amor e vive em si mesmo um mistério de comunhão pessoal de amor. Criando-a à sua imagem e conservando-a continuamente no ser, Deus inscreve na humanidade do homem e da mulher a vocação, e, assim, a capacidade e a responsabilidade do amor e da comunhão. O amor é, portanto, a fundamental e originária vocação do ser humano.

Enquanto espírito encarnado, isto é, alma que se exprime no corpo informado por um espírito imortal, o homem é chamado ao amor nesta sua totalidade unificada. O amor abraça também o corpo humano e o corpo torna-se participante do amor espiritual."(FC)



Em minha opinião esses são os parágrafos mais lindos da exortação Familiaris Consortio do papa João Paulo II.

Em poucas linhas o Santo Padre, à luz da Revelação, diz o como e o porquê (sentido) da nossa vida: Existimos por um ato do Amor de Deus e existimo para amar.

Depois ele dá as razões da dignidade do corpo de forma muito bonita também. Confesso que depois que li essa parte um novo mundo se abriu para mim ... a dignidade e o valor do corpo.

1 Comentários:

Blogger Albino disse...

Valeu Alberto!
Pretendo num outro post falar mais sobre esse tema... estou lendo um livro fantástico que aborda esse assunto de maneira brilhante. É do Leo Trese, vou colocar umas amostras dele aqui. Se te der o gostinho depois te empresto o livro.
Estou terminando de ler o livro do Pedro Dalle Nogare o cara é fã do Leonardo Boff e do Frei Betto, no entanto, a leitura foi muito proveitosa. Depois te conto.

12 de agosto de 2004 às 23:15  

Postar um comentário

<< Home

Listed on Blogwise