quarta-feira, agosto 18, 2004

Novo Link

Adicionei o link do Asa de Borboleta -blog da Sue Medeiros- que, mesmo para quem não suporta insetos, é muito boa leitura.

Para dar um gostinho:

[...]Outro dia conversava com um amigo – não O Amigo, um amigo, que infelizmente não pertence ao Exército de Pedro, pouco soube o que era ser criança de verdade, e hoje é um adolescente sério, sério, que lê Nietzsche e acha que tudo é em vão – e este me dizia que não acreditava em Deus, que não era religioso por ser por natureza um lobo e não uma ovelha. “Qual o problema em ser uma ovelha?” perguntei. Ao que ele respondeu “Sue, você também não é um a ovelha, apesar de querer ser”.

Parei tudo. Pensei. É, não sou uma ovelha. Posso ser muitas coisas, mas dentre minhas qualidades ocultas e meus defeitos patentes não se encontra nenhuma característica de ovelha. Não possuo nem um átomo de mansidão, nem sou indefesa, nem fico quietinha quando me levam para o matadouro. Muito pelo contrário, a simples sugestão de tal coisa me faz gritar e espernear feito uma louca. Matadouro uma ova! Eu sou agressiva e intensa, tanto nas coisas que gosto quanto nas coisas que não gosto. Entre o preto e o branco aceito no máximo uns quatro tons de cinza. E deixa alguém me pisar nos calos (metaforicamente, pois não tenho calos de verdade)! O sangue calabrês de minha avó paterna me sobe à cabeça, e aí não me responsabilizo mais. Menos ovelha, impossível. Será que eu sou um lobo?, pensei desolada...

Meu amigo já esfregava as mãos e afiava o garfo e a faca, pensando: agora ela está perdida! Não sai desta. Só que eu lembrei de uma coisa. Perguntei a ele: “De onde vêm os cães?” “Como?!?!”, perguntou ele meio confuso. “De onde vêm os cães?” repeti. “Ora, eles vêm dos lobos.”

Não é que vêm mesmo? Olha só, eu estava tão triste, me sentindo obrigada a optar entre ser uma ovelha, fraquinha, indefesa – e boa – e ser um lobo, forte, astucioso – e malvado. Mas me lembrei que os cães são lobos que escolheram ser fortes, astuciosos – e bons. Esta opção do malvado forte contra o bonzinho fraco é uma mentira. As pessoas são fracas ou fortes – ovelhas ou lobos. Tanto as ovelhas quanto os lobos, uma hora ou outra, têm de escolher se vão ou não ser bons. Se você nasceu lobo, não se desespere. Treine para ser um Cão Pastor quando crescer. E saia por aí protegendo as Ovelhinhas e triturando os Lobos Maus.[...]



Meus amigos, eu lhes pergunto, não seria muito mais feliz o mundo se em nossas universidades lessem mais Medeiros do que Nietzsch?

2 Comentários:

Blogger Sue disse...

Ai ai ai, Albino... não me encabule...

Me sinto muito feliz que você tenha lido este post antigo, é um dos que tenho orgulho. E fiquei honrada em receber seu convite para postar aqui, aceitei encantada, mas temerosa diante da responsabilidade. Não me eleve demais, senão já sabe que o tombo vai ser feio. Mesmo assim, arrisco, porque é muito bom estar aqui.

Quanto a Nietzsche, hehehehe, sendo professora universitária, volta e meia escuto este nome. Minha reação é uma só: olho para o interlocutor e digo 'Saúde!'

Diante do olhar confuso do pobre, eu sorrio gentilmente e acrescento: 'Mas o senhor não espirrou?' ;)

Um abraço fraternal e um beijo carinhoso aos amigos do Concilium.

18 de agosto de 2004 às 11:32  
Blogger Albino disse...

Seja bem vinda Sue. Fiquei muito contente ao ver teu nome na lista dos amigos do Concilium.
Olha, não deixe de divulgar aqui também aquele evento sobre cultura medieval-celta do qual vc é uma das organizadoras (é no final de agosto, não é?)
O Pessoal do Concilium é na maioria do Rio de Janeiro e acho que eles vão gostar de saber do evento.

Um beijo, Sue
Albino

18 de agosto de 2004 às 12:58  

Postar um comentário

<< Home

Listed on Blogwise